mercoledì, gennaio 07, 2009

elocubrações sobre fazer as coisas

Diz-se que a necessidade é a mãe da invenção. Que por exemplo, a maioria dos nativos da américa pré-colombiana não lia nem escrevia nem dobrava o ferro em fornos simplesmente porque aqui estava tudo muito bem, tinha comida por aí, até que tava todo mundo cabendo no mesmo barco, quem precisava de tudo aquilo?

Outra que se diz - e nessa eu gosto de acreditar porque pega bem nos círculos sociais que freqüento - é que o homem é mais criativo quando ocioso. Ou seja, que a Arte, a Filosofia, a Ciência (entendida aqui como a reflexão teórica da ciência, estimulada por dados de um monte de lab monkeys bem treinados) são o fruto de mentes livres das obrigações cotidianas. Todo bom sábio grego, afinal, tinha uma porção de escravos para fazer seu trabalho sujo por ele.

Hoje em dia, é cool, é cult, é maior legal mesmo, falar no fim do trabalho (até porque com essas crises econômicas não vai ter para ninguém mesmo), but the question is, are we ready?

Tem um problema com a disponibilidade de tempo que é, muitos de nós, de fato, não sabe usá-la. Tenho a vida toda pela frente... então eu faço alguma coisa depois disso, ok? Eu, pelo menos, passo a vida assim: ou cheio de idéias e por fazeres e reclamando "que nunca dá tempo de fazer as minhas coisas" ou, como tem ocorrido nas últimas três semanas, pensamentos a granel, mas parar para escrever para que?

A modernidade se repete em mim como o ponteiro de um relógio.

Sexta feira reinauguro Aquele País

3 commenti:

  1. adoooooooro.
    tava com saudade.
    "porção de escravos para o trabalho sujo" foi a melhor parte. desde que eu seja a sábia grega, os escravos tenham vindo da ilha de Lost e o trabalho sujo fique à cargo da minha fértil imagination. uhu!

    RispondiElimina
  2. parece que não vai tempo de fazer tudo que eu quero fazer

    RispondiElimina
  3. ai, eu não sei usar mesmo. Necessito de muuuuito tempo ocioso. MUITO!

    RispondiElimina