domenica, settembre 25, 2005

Darwin

São muitas as espécies de peixes burras o suficiente para comer a própria cria. Ainda assim, esses animais se reproduzem tanto que essa estupidez não é o suficiente para causar qualquer forma de extinção tão cedo, então a burrice dos peixes pode ser considerada evolutivamente eficiente.

Só isso explica o fato da humanidade ainda existir.

venerdì, settembre 23, 2005

Mantra

Agora, crianças, repitam até saber que é verdade. Repitam até que seja verdade. Repitam até que a verdade seja apenas essa frase.
OmundoébomOmundoébomOmundoébomOmundoébomOmundoébomOmundoébom
OmundoébomOmundoébomOmundoébomOmundoébomOmundoébomOmundoébom
Respirem, deixem suas vozes desprenderem de seus corpos, a sonoridade grave dos peitos ocos, tão rápido, tão fluído que a frase é rio, que nada a pode conter. Falem até esquecerem o que estão dizendo, porque o som deixa de ser uma palavra e passa a ser um universo.
FelicidadeexisteFelicidadeexisteFelicidadeexisteFelicidadeexisteFelicidadeexiste
FelicidadeexisteFelicidadeexisteFelicidadeexisteFelicidadeexisteFelicidadeexiste
E não se esqueçam nunca de contar pra mamãe e pro papai que vocês os amam.

mercoledì, settembre 21, 2005

Radio'll be the end of me

"Renataaaa
Ingrataaaa
Trocou o meu amor por uma ilusão

Renataaaa
Ingrataaa
Quem planta sacanagem colhe solidão"

Lotação é foda.

sabato, settembre 17, 2005

Eu quero ser seu cafajeste

Eu queria ser escroto, ter bigodes e óculos escuros, tratar as pessoas como objetos e sempre conseguir o que quero; na cara de pau, na intimidação ou na porrada mesmo. Dar tabefes de carinho e dizer "te amo, porra". Voltar bêbado para encontrar alguém chorando e chamar tudo isso de frescura. E que meu amor sofrindo nunca fosse embora, por mais que eu só fizesse merda. Queria queimar o mundo na ponta de um charuto vagabundo e fedorento.

domenica, settembre 04, 2005

Enquanto Adão e Eva estavam ingênuos no paraíso, a verdade é que eles não curtiam muito a idéia. A balada hippie de comunhão com a natureza não agradava nem um pouco o primeiro homem que se sentia entediado, e a nudez permanente não permitia à garota gastar sua ansiedade em roupas. Sendo que o paraíso não se dava no japão segundo a maioria dos teólogos, podemos concluir que comida crua todos os dias também devia parecer um bocado irritante, e obedecer a Deus em alegria a cada segundo dava a toda a coisa um aspecto muito cachorrinho. É por isso que, muito antes da serpente, os dois já tinham muito bem colocado na cabeça que, assim que desse, desobedeceriam o Sujeito de maneira ou de outra. E desse momento, se sentiriam gente, poderiam ser felizes, conhecer o mundo e parar de sofrer. Só Deus sabe o quanto eles esperaram, até porque ninguém mais viu tudo isso acontecendo. Adão pensou em pecar, mas não conhecia ainda os pecados capitais e se viu de mãos atadas; Eva já tinha achado, fuçando nas litotecas tábuas com uma série de mandamentos, mas a maioria deles ainda nem podia ser desobedecido, na ausência de um próximo que não Adão. Por isso que, quando a serpente ofereceu o fruto do conhecimento do bem e do mal, eles aceitaram na hora. Quer dizer, Adão era tonto como todo homem tem de ser, mas não a esse ponto de achar que o Cara não ia se importar. Estavam ambos muito prontos para as conseqüências, foram lá, comeram. Expulsão, conforme estava avisado, prescrito e planejado. Por um tempinho, a idéia foi basicamente de "finalmente podemos ser felizes". Tinham esperado uma vida idílica inteira por um pouco de ação. Eva adorou imaginar que um dia haveriam shopping centers, o maridão ensinando aos filhos a importância de um dia fazer carros e filmes de guerra. Daí, a primeira vez que sentiram fome, não um avisinho do estômago dizendo que tá na hora, mas fome, e verdade, de alguns dias se roendo em dor, se tocaram do pepino que tinham arranjado. Inventaram, etão, uma idéia idiota: "como éramos felizes antes de tudo isso."

O grande problema da gente hoje em dia talvez seja que pensaram isso ao invés de "Fiz cagada, mas faria tudo de novo."
Ajudava mais.

venerdì, settembre 02, 2005

Lipidose Hepática só dá em gatos

Diz um filme do 007 que o amanhã nunca morre. Meia-verdade, como tantas outras; o amanhã é natimorto, e só interessa a filósofos tristes. O hoje é, por conseqüência, imortal, sempre vivendo do amanhã que morre todo dia à meia noite. Mas isso já é pieguice, uma vez que mesmo o dia sendo eterno, as coisas nunca permanecem.

Uma música do Blondie chamada 11:59 fala sobre esse um minuto antes do processo se realizar. E é Blondie, então é ótimo!

Ótimo é o que a gente diz das coisas quando se sente mais perto do que é ser feliz.
A interpretação mais simples e conhecida de Platão (não vou fingir que li esse sujeito na fonte, mas a idéia persiste) é a de que tudo que existe é mera tentativa de perseguir um ideal impossível e perfeito. Mas a idéia não precede o ser, e perseguir esse tipo de platonismo leva ao tédio e a um excesso de crises existênciais cretinas.
Eu tenho um nome para essa cretinice: Plano A. O maior problema é se libertar do Plano A, o resto é secundário.

Plan A, uma música dos Dandy Warhols, ironiza a ilusão de que todos pertencemos a um lugar inatingível e melhor. É Dandy Warhols, então é ótimo.

Porque, então, a gente quer tanto visitar o reino do sonhar, que é feito só de idéias, se elas são a origem de toda a infelicidade? Ilusões, projetos, conceitos e todas as coisas que não existem?
Todo o sonho tem em si o poder de existir, de maneiras que as vezes a gente nem compreende. E respeitar esse poder, da mesma forma que respeitamos as duras formas da realidade material, sem idolatria ou purismo, talvez seja amor.

O amor moderno é tralha.

Isso já é uma tradução que mistura uma música e um disco. Bowie e Blur, então é ótimo.