martedì, marzo 08, 2005

Olha o que eu recebo...

O QUE AS ESCOLAS E MUITOS PAIS NÃO ENSINAM SOBRE A VIDA*
Bill Gates
Er, as pessoas que espalham esse lixo juram que é dele. Bom, é COMPATÍVEL

Para qualquer pessoa, com filhos de qualquer idade, ou qualquer pessoa que já foi criança, aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente deu em uma conferência numa escola secundária sobre coisas que os estudantes não aprendem na escola e nem em casa, pois eles uma visão irreal sobre a vida. Ele fala sobre como a política do "bem estar ou sentir-se bem" tem criado uma geração de crianças e jovens sem o real conceito da realidade e como esta política tem levado as pessoas a falharem em suas vidas posteriores à escola.
Bom, eu tenho certeza que um sujeito que calcula sua renda mensal em bilhões entende MUITO BEM sobre a vida real das pessoas. Certeza ABSOLUTA.

Regra 1: A vida não é fácil, acostume-se com isso.
Uhu! Só mesmo o gênio que inventou o windows pra me dizer isso...

Regra 2: O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil ANTES de você sentir-se bem com você mesmo.
Sinto muito, mas por onde eu vejo, é a minha auto-estima que não está preocupada com o mundo. É por isso que ela se chama auto-estima, sabe?

Regra 3: Você não ganhará R$ 10.000 por mês assim que sair da escola.
Faço valer o meu comentário a respeito da regra um. E acrescento: é realmente gratificante notar que o homem mais rico do mundo se importa em saber quanto vale aproximadamente nossa moeda e quais são os salários normais por aqui.
Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.

Regra 4: Se você acha seu professor rude e chato, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você em nenhuma circunstância. Você será cobrado o tempo todo.
Acrescente o fato de que eu achei vários deles incompetentes e aparvalhados. O que vale para os meus futuros chefes. Mas, eles não vão ter pena de mim nem se eu fizer aquela cara de cachorrinho pidão?

Regra 5: Fritar hambúrgueres, cortar grama ou lavar carros não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de "oportunidade".
Meus avós tem palavras diferentes pra várias coisas. Eles chamam sinuca de snooker, genocídio medieval de guerra santa, Mussollinni de Il Dulce** e assim por diante.

Regra 6: Se você fracassar, não é culpa de seus pais, NECESSARIAMENTE.
Então não lamente seus erros, aprenda com eles.
Caro Senhor Gates: para quem você disse isso pela primeira vez? Para os códigos de programação do windows? Quer dizer que não é culpa sua que ele dê pau? Quem sabe se ele tivesse fritado uns hambúrgueres na adolescência...

Regra 7: Antes de você nascer seus pais não eram tão chatos como são agora. Eles só ficaram assim por ter que pagar as suas contas, levar você à escola, lavar suas roupas, fazer comida para você e ter que ouvir você falar o quanto você é legal e eles são chatos. Então, antes de salvar o planeta para a próxima geração, querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto, lavar seus talheres e ser mais amável com sua mãe.
Conheço um monte de gente que paga as próprias contas, cuida de uma casa e de outras pessoas e não ficou nem um pouco chata. E juro que lutar por igualdade social, fim de guerras e tiranias e preservação dos recursos naturais pode ser mais importante do que dar beijinhos de boa noite. (Mas eu dou do mesmo jeito.)

Regra 8: Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e os perdedores por imposição da Associação de Pais, Alunos e Mestres, mas a vida não é assim, ela sempre fará esta distinção. Em algumas escolas não se repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar.
Qualquer dúvida, pergunte aos generais do presidente Bush. Eles vão explicar mil coisas sobre como os coreanos, palestinos, iraquianos e outras dessas etnias estranhas são naturalmente perdedoras e responsáveis pela própria extinção.
Alguns pais não corrigem seus filhos, não os responsabilizam, fazendo-os arcar com as conseqüências de suas atitudes. Isto não se parece absolutamente em nada com a vida real.
Na vida real, você bombardeia a torto e a direito e é reeleito. Os pais insistem em ralhar com os filhos quando eles exibem comportamento violento. Fico com os pais irreais. Que sabem que filhos não são erros de ortografia para serem corrigidos.

Regra 9: A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.
Obviamente ele nunca morou num lugar que comemorasse o carnaval. Ou Corpus Christi.

Regra 10: Novelas e Televisão não são exemplos de vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou o clube e ir trabalhar.
Preciso apresentar alguns amigos meus pra ele, anda vendo telejornal demais...

Regra 11: Você pode ser um ótimo aluno, porém se não acordar cedo para a vida, verá que existem ótimos alunos hoje correndo atrás de caminhão de lixo (gari). Nem sempre ótimos alunos buscam ótimas oportunidades... E tem pais que não enxergam isso... e se enganam a vida toda ...
Olha, meu filho, tem tanta coisa que pais não enxergam... é quase que inerente ao cargo. De fato, é uma perda para o mundo que VOCÊ não esteja atrás de um caminhão hoje. A propósito, isso seria mais ou menos digno da posição social de Mr. Gates do que fritar um hambúrguer?

Obs: Se você não tem filhos ainda, guarde isso para que eles possam ler um dia.
Claro! Afinal, eles também precisam rir!


*Pois não é uma pérola? Acho que nem meus amigos mais devotados ao trabalho conseguem tolerar todos os absurdos contidos nesse tosco tratado de ideologia presbiteriana-capitalista. Talvez não seja divertido ler tudo isso seguido dos meus comentários não tão originais. Mas menos divertido ainda é perceber que esse cara é levado a sério.
**É uma hipérbole. Meus avôs são, apesar de tudo, pessoas muito amáveis e desafetas de violência e autoritarismo. Não a ponto de mudarem de opinião sobre as cruzadas ou se libertar da ideologia racista, mas, bem, eles não vão durar tanto assim pra isso ser um problema real.

Nessun commento:

Posta un commento