giovedì, novembre 25, 2004

sabato, novembre 20, 2004

Três coisas:

Eu tenho todas as mesmas aspirações mesquinhas dessa gente pequeno-purguesa que se parodia. Bom, quase todas.

Dividem-se as pessoas em dois grupos: o daqueles que não mentem e o dos que não sabem mentir.

Uma letra triste numa melodia feliz é uma letra feliz. Palavras não são nada comparadas ao ritmo.

giovedì, novembre 18, 2004

Dentes Apaixonados

Patrícia morria de medo de dentistas. Quando era um novo, então, além do pavor, havia um enorme constrangimento - justo pela sua reação injustificada. Ela nunca passava por nenhuma esperiência dolorosa: escovação magistral, uso correto do fio dental e do antiséptico bucal, arcada dentária perfeita, sisos mais do que bem encaixados. De seis em seis meses, como foi orientada por sua mãe na infância, aparecia orgulhosa para mostrar como tudo estava bem. E, de repente, começava a achar que não estava tudo bem, que uma doença bizarra se acometera de sua gengiva, olha só, tá ficando inchada, Jesus, vamos ter que amputar sua mandíbula! Socorro, socorro eu tenho que sair daqui, meu Deus, meus dentes meus den...

- Patrícia?
-Hã?! Ah, oi...
- Prazer, eu sou o Roberto, o dentista. Vamos pra dentro?

Ro-ber-to. Era lindo! E a voz, como fluia... nunca pensou que um dentista pudesse ser tão jovem e atraente, estava apaixonada. Se deixou conduzir, hipnotizada, até a cadeira, ficou confortável, abriu bem a boca, relaxou. Parabéns, seus dentes são perfeitos! "você também" deveria ter dito, mas agradeceu e foi embora.

Seis meses era tempo demais para ficar sem vê-lo. Precisava de uma desculpa para voltar mais cedo, em um semestre ele ia engordar, noivar e engravidar umas três, não se podia jogar tempo fora. Uma cárie se fazia necessária. Patrícia ficou extremamente cautelosa quanto a porquice nos seus procedimentos de higiene bucal. Não lavava mais a escova, que passou a usar duas vezes por dia, para evitar os desagrados do mau hálito. Fio dental, só quando a sujeirinha começava a coçar. Anti-séptico, rá, quem precisa disso! Bingo! Conseguiu uma dorzinha de dentes, o suficiente. Voltou, em um mês.

Olá. você de volta tão cedo? Não achei que fosse ter um problema. Hmn, olha esse tártaro, você andou relaxando, hein? Ehehe, não tem problema, a gente cuida disso!(piscadela)Mas você tem dentes tão bons, não vai etragar assim, vai? Vamos fazer uma obturaçãozinha, não vai doer nada, e depois uma limpeza.

Obturação, limpeza, não doeu nada, ou se dou ela não estava em condições de sentir. Bem como a dor, a ação não existiu. Voltou para casa, ferida com a própria inércia. Se deu mais um mês de prazo.

Operação porqueira ao limite. Nada de escovar os dentes. Açúcar branco o dia inteiro. Irc, que fedor! Legal. Engordei cinco quilos! Tudo bem, eu começo a fumar, ainda amarela os dentes! Humn, é isso, vou firar viciada em café! E coca-cola, ouvi dizer que corrói o esmalte... bochechos matinais de refrigerante! Pronto, estão quase caindo da boca. vamos lá.

Não acredito! Você é louca? Eu falei pra cuidar dos dentes! Eram lindos! Eu amava os dentes... (soluço) Sai daqui, sua puta! Não, não te trato os dentes, você que se foda! Quer apanhar, é? Então toma, vaca!

O soco lhe custou a consciência, o orgulho, e dois pré-molares. Bem feito.

martedì, novembre 16, 2004

- O que nós vamos fazer amanhã à noite, AntiCristo?
- O mesmo que nós fazemos todas as noites, Cavaleiros do Apocalipse: tentar conquistar o mundo!

venerdì, novembre 12, 2004

Mais duas lições valiosas:

2° Sempre confie nos seus amigos; eles são muito melhores do que você pensa. Obrigado.

3° Depois que alguém é muito legal com você, é muito pior quando se dá um cano. Desculpa...

mercoledì, novembre 10, 2004

It's not Monty Pythom, but it is a flying circus!

Hoje eu vi o filme do Cazuza, sabem, seria ótimo se não fosse pelo roteiro, que deixa ele bem razoavelzinho. O caso é que tem duas cenas no Circo Voador, e eu queria prestar minha homenagem ao berço da New Wave nacional. Além dos músicos divertidíssimos que sairam de lá (BLITZ! por exemplo...) e da puta boa idéia que é fazer um circo voador.
Minha infância foi meio regada pelo colorido desse movimento; a Intrépida Trupe (circo teatro, acrobatas trágicos e cômicos, uma delícia) esteve lá o tempo todo. E aquelas pessoas que queriam cantar bossa nova e queriam cantar rock, mas nada disso de já haver o samba rock, uma delícia.
E aí eu achei um blog que resgata esse mundo, escrito pela primeira divulgadora do coiso, Ruth Mezeck.

lunedì, novembre 08, 2004

Lição Valiosa

Se você se esforçar bastante tempo para fingir que um problema não existe, há uma chance de que ele se entedie e vá embora.

giovedì, novembre 04, 2004

"Morte é quando todo mundo põe um pretinho básico para comemorar que não tem mais que conviver com você."

lunedì, novembre 01, 2004

Top 5 nomes de música

Na era da mp3, uma música, pra ser ouvida, pode contar com os recursos tradicionais: ser bem tocada nos rádios, pertencer a uma banda que vende bem, ser acusada por alguma igreja de demonista ou coisa assim... mas um antigo fator pouco importante agora determina muito do que se ouve. Abro aquela janela do soulseek, tantas coisas para baixar em tão pouco tempo! Qual vem primeiro? A com o melhor nome, é claro! Por isso que eu ia fazer um top 10 nomes de música, mas como eu queria falar sobre cada nome e sobre como os nomes das outras músicas da banda também podem ser legais - ou não - e decidi selecionar melhor. Critério completamente subjetivo, pesquisa nenhuma, que gritar que eu sou ignorante que vá ser jornalista musical e amigo do Lúcio Ribeiro.

5 (por que top 5 se faz de trás pra frente): All Tomorrow Parties
Por favor, notem que EU NÃO GOSTO DESSA MÚSICA, só do nome! É sensacional, tem ao mesmo tempo um que animado, alegre, dançante e festivo e a tristeza essencial do que fala do futuro. Fora que as palavras fluem de um jeito engraçado. Eu volta e meia esquecia o quanto ela é chata e ouvia de novo, na esperança de que o nome deveria vir de algo bom na música. Nada.
Do velvet, outro título bom que eu conheço é Afterhours, uma gracinha, um nome bem sexy e tranquilo, meio jazz. Mas eles fracassam bonito em chamar uma música de Sweet Jane; coisa tosca!

4 O Meu Coração é Uma Privada
O Pato Fu tem sempre nomes geniais (algo estranho pra alguém que não soube nem dar nome de banda..), mas esse é um primor! Engraçado e furioso, bem como a música. Ironia, escatologia e sentimentalismo, tudo em um só lugar. Fora pelos vários pontos que se ganha ao quebrar as estruturas tradicionais (substantivo, substantivo-verbo, substantivo-adjetivo, verbo adjetivo) e dar uma frase inteira pro título. Usaram essa mais de uma vez, os sujeitos: Menti pra você, mas foi sem querer. Outroas boas: A Necrofilia da Arte, Dentro Fora. Fizeram feio também, é claro, com Coisas como "água" e "pinga" (não que eu desgoste das músicas, mas eita nominho...)

3 Elegantly Wasted
Ok, sempre tome cuidado ao falar de INXS por aí, todo mundo gosta mas ninguém gosta muito e coisa e tal, você vai parecer sem personalidade... Foda-se, os nomes das músicas deles, simples e tradicionais, são engraçados e, se me permitem, "elegantes". Gosto especialmente desse pela contradição interna. Uma situação aparentemente sem coerência, mas que quem sabe se divertir nas baladas certamente encarou nessa vida. Muitos momentos levam esse nome, criado pela banda que fez Suicide Blonde, Salvation Jane e Please (You Got That Need) . Claro que, pra ser bregas, também fizeram New Sensation, By My Side e Original Sin. Não se acerta sempre, né?

2 Back in the USSR
Se eu coloquei minha personalidade em risco com INXS, Beatles é quase o suicídio, eu sei, mas nada pode ser feito, o prêmio é justo. Eu conheci essa música de nome num gibi na préadolescência, e já me convenci de que eu deveria ouvir aquela música. Intrigante tanto como fato concreto quanto como metáfora, sonoro como ele só, um título a ser respeitado. Dos mesmos caras que fizeram Lucy in The Sky with Diamonds, When I'm 64 e Eleanor Rigby, mas que Trouxeram também Obladi Oblada, All you need is Love e Sargent Pepper's Lonely Hearts Club Band - Só pra ressaltar, falando dos nomes e não das músicas, gente!

1 O Meu Refrigerador Não Funciona
Os Mutantes levam o troféu para casa, quem diria, uma banda brasileira ganhou sem favoritismos ou auto piedade terceiro mundista. Merece mesmo. A mesma ousadia (agora já clichê) do Pato Fu, só com trinta anos de vantagem. Crítica ácida, forte e irônica. Melodrama incontido, drama social, blues psicológico, contestação da modernidade, piada hilariante. O nome dessa música, como diz o verbo das ruas, é tudo, só que literalmente. A galera que fez "O Senhor F" e "TopTop" não deixaria por menos (a não ser por "Trem Fantasma")

Aos curiosos, a metade pior colocada do top 10, sem os comentários. Na regra não valia repetir o artista, então fica assim:

10 - There's no Other Way (Blur)
9 - Sheep go to Heaven, Goats go to Hell (Cake)
8 - Feijoada Completa (Chico Buarque)
7 - As Cool as Kim Deal (Dandy Warhols)
6 - I Wanna Be your Joey Ramone (Sleater Kinney)