lunedì, novembre 01, 2004

Top 5 nomes de música

Na era da mp3, uma música, pra ser ouvida, pode contar com os recursos tradicionais: ser bem tocada nos rádios, pertencer a uma banda que vende bem, ser acusada por alguma igreja de demonista ou coisa assim... mas um antigo fator pouco importante agora determina muito do que se ouve. Abro aquela janela do soulseek, tantas coisas para baixar em tão pouco tempo! Qual vem primeiro? A com o melhor nome, é claro! Por isso que eu ia fazer um top 10 nomes de música, mas como eu queria falar sobre cada nome e sobre como os nomes das outras músicas da banda também podem ser legais - ou não - e decidi selecionar melhor. Critério completamente subjetivo, pesquisa nenhuma, que gritar que eu sou ignorante que vá ser jornalista musical e amigo do Lúcio Ribeiro.

5 (por que top 5 se faz de trás pra frente): All Tomorrow Parties
Por favor, notem que EU NÃO GOSTO DESSA MÚSICA, só do nome! É sensacional, tem ao mesmo tempo um que animado, alegre, dançante e festivo e a tristeza essencial do que fala do futuro. Fora que as palavras fluem de um jeito engraçado. Eu volta e meia esquecia o quanto ela é chata e ouvia de novo, na esperança de que o nome deveria vir de algo bom na música. Nada.
Do velvet, outro título bom que eu conheço é Afterhours, uma gracinha, um nome bem sexy e tranquilo, meio jazz. Mas eles fracassam bonito em chamar uma música de Sweet Jane; coisa tosca!

4 O Meu Coração é Uma Privada
O Pato Fu tem sempre nomes geniais (algo estranho pra alguém que não soube nem dar nome de banda..), mas esse é um primor! Engraçado e furioso, bem como a música. Ironia, escatologia e sentimentalismo, tudo em um só lugar. Fora pelos vários pontos que se ganha ao quebrar as estruturas tradicionais (substantivo, substantivo-verbo, substantivo-adjetivo, verbo adjetivo) e dar uma frase inteira pro título. Usaram essa mais de uma vez, os sujeitos: Menti pra você, mas foi sem querer. Outroas boas: A Necrofilia da Arte, Dentro Fora. Fizeram feio também, é claro, com Coisas como "água" e "pinga" (não que eu desgoste das músicas, mas eita nominho...)

3 Elegantly Wasted
Ok, sempre tome cuidado ao falar de INXS por aí, todo mundo gosta mas ninguém gosta muito e coisa e tal, você vai parecer sem personalidade... Foda-se, os nomes das músicas deles, simples e tradicionais, são engraçados e, se me permitem, "elegantes". Gosto especialmente desse pela contradição interna. Uma situação aparentemente sem coerência, mas que quem sabe se divertir nas baladas certamente encarou nessa vida. Muitos momentos levam esse nome, criado pela banda que fez Suicide Blonde, Salvation Jane e Please (You Got That Need) . Claro que, pra ser bregas, também fizeram New Sensation, By My Side e Original Sin. Não se acerta sempre, né?

2 Back in the USSR
Se eu coloquei minha personalidade em risco com INXS, Beatles é quase o suicídio, eu sei, mas nada pode ser feito, o prêmio é justo. Eu conheci essa música de nome num gibi na préadolescência, e já me convenci de que eu deveria ouvir aquela música. Intrigante tanto como fato concreto quanto como metáfora, sonoro como ele só, um título a ser respeitado. Dos mesmos caras que fizeram Lucy in The Sky with Diamonds, When I'm 64 e Eleanor Rigby, mas que Trouxeram também Obladi Oblada, All you need is Love e Sargent Pepper's Lonely Hearts Club Band - Só pra ressaltar, falando dos nomes e não das músicas, gente!

1 O Meu Refrigerador Não Funciona
Os Mutantes levam o troféu para casa, quem diria, uma banda brasileira ganhou sem favoritismos ou auto piedade terceiro mundista. Merece mesmo. A mesma ousadia (agora já clichê) do Pato Fu, só com trinta anos de vantagem. Crítica ácida, forte e irônica. Melodrama incontido, drama social, blues psicológico, contestação da modernidade, piada hilariante. O nome dessa música, como diz o verbo das ruas, é tudo, só que literalmente. A galera que fez "O Senhor F" e "TopTop" não deixaria por menos (a não ser por "Trem Fantasma")

Aos curiosos, a metade pior colocada do top 10, sem os comentários. Na regra não valia repetir o artista, então fica assim:

10 - There's no Other Way (Blur)
9 - Sheep go to Heaven, Goats go to Hell (Cake)
8 - Feijoada Completa (Chico Buarque)
7 - As Cool as Kim Deal (Dandy Warhols)
6 - I Wanna Be your Joey Ramone (Sleater Kinney)

Nessun commento:

Posta un commento