lunedì, giugno 16, 2008

Um Deus ex Machina, para viagem, por favor

A Dialética do Abandono é aquilo que toda criança experimenta quando se perde dos pais. Num estado de fragilidade total, se reconhece o gozo da esperança plena a partir do momento em que tudo pode ser a sua salvação - qualquer pessoa, qualquer lugar, qualquer acontecimento. Deixados na praia, esperamos um milagre guardado em cada onda do mar.

É da primeira vez que uma criança fica só contra o mar que ela volta para casa gostando de sal, de comida salgada. Antes disso o paladar só reconhece o doce, não sabe apurar a ausência, a maravilha que é encontrar algo que lhe provoque sede.

Toda a raiva que a criança começa a sentir, então; do pai, da mãe, dos desconhecidos que não o acolhem e, finalmente, dos que lhe acolhem, é uma forma travestida de felicidade. Uma declaração do Eu. Fui deixado sozinho? Pois bem, pela primeira vez, existo por mim mesmo.

Mas sabemos que não é verdade. Nós não existimos, companheiros, e é isso que me instiga.

5 commenti:

  1. eu sou a criança abandonada na praia. ou no mato. tanto faz.
    e fico aqui a espera daquilo que será a minha salvação, bem no meio do cerrado. será que vai? um dia, quem sabe...

    RispondiElimina
  2. No cerrado acho que os milagres vem em pés de ventos pelas folhas...

    RispondiElimina
  3. eu fui a salvação de mim mesma... será que isso dá um nó no nosso ego?

    RispondiElimina
  4. pelos pés de ventos?
    por isso que eu torço tanto por uma ventania e nem sabia, veja só.

    RispondiElimina
  5. eu tenho pensado nisso todos os dias..

    RispondiElimina