giovedì, ottobre 28, 2004

Óbvio Ululante

Da primeira vez que alguém disse "Sempre está no último lugar que se procura", essa se tornou a frase guia das pessoas que perdem coisas. Depois de uma boa jornada em busca de um sapato perdido ou de um livro guardado na biblioteca mais empoeirada e bagunçada, a frase triunfante é redita e alimenta a lenda. Mas, ao fim, quão óbvia e natural não é? Conheço pouquíssimas pessoas abençoadas com a capacidade de continuar procurando o que já acharam, o que misteriosamente torne todo lugar certo o último. Claro e óbvio, certo? Mas quanto tempo demorou para que, depois que desistissem da idéia de que a terra era plana, percebessem que não existia mais em cima e em baixo e alguém ia ter que explicar o por que de as coisas cairem? O óbvio não existe até ser expresso. Assim como um sentimento, antes de ser declarado, não passa de uma dor de estômago, e uma teoria científica, antes de experimentada, feitiçaria e ilusionismo. Há um ganho para quem se dá conta disso, e essa parte é a menos óbvia: o prazer de perceber as coisas da primeira vez, de formular as belas frases, e de talvez descobrir algo tão pequeno e maravilhoso que ninguém jamais fosse se dar ao trabalho.

sabato, ottobre 23, 2004

Quiche Lorraine



Il vous faut:
200 g de pâte brisée, 150 g de poitrine de porc fumée, 100 g d'emmental râpé
Appareil à quiche: 2 œufs, 2 jaunes d'œufs, 1/4 litre de crème fleurette, 1/4 litre de lait, sel, poivre, noix de muscade Phases techniques: 1 Préparer tous les ingrédients. 2 Disposer la pâte brisée sur le plan de travail fariné. 3 Abaisser la pâte et la rouler autour du rouleau à pâtisserie. 4 Graisser un moule à tarte. 5 Disposer l'abaisse de pâte sur le moule. 6 Foncer le moule avec les doigts. 7 Découper le surplus de pâte avec le rouleau à pâtisserie... 8 ...et retirer les chutes. 9 Laisser reposer le fond de pâte au frais pendant 30 minutes minimum. 10 Disposer un boudin de papier aluminium tout autour du moule afin d'éviter aux bords de retomber pendant la cuisson. 11 Dans une poêle, faire revenir les lardons fumés sans ajout de matières grasses. 12 Dans un cul de poule, casser les œufs,... 13 ...ajouter le lait froid et la crème fleurette,... 14 ...le sel, le poivre et la noix de muscade. Attention à ne pas trop saler l'appareil à quiche car les lardons sont déja salés. 15 Bien battre l'appareil afin d'obtenir un appareil homogène. 16 30 minutes plus tard, cuire le fond de tarte à blanc pendant une vingtaine de minutes dans un four préchauffé à 180°C. A mi-cuisson, retirer le papier aluminium afin que la pâte cuise uniformément. 17 Au terme de la cuisson, retirer du four. 18 Parsemer sur le fond de pâte d'emmenthal râpé.
(Notons que quelques lorrains puristes n'utilisent pas de fromage râpé et désigne la recette qui en utilise "Quiche alsacienne".) 19 Ajouter les lardons poêlés préalablement égouttés... 20 ...et bien les répartir sur toute la surface. 21 Ajouter l'appareil à quiche... 22 ...jusqu'à hauteur du moule. 23 Enfourner à four chaud (180°C) pendant 25 à 30 minutes. Au terme de la cuisson, retirer du four et déguster tiède.

Quiche Lorraine Lyrics

The skies are charcoal grey
It's a dreary downtown day
But at the end of my 40 foot leash
Is my little friend Quiche
Quiche La Poodle is her name
And having a good time on a crummy day is our game.

Quiche Quiche Lorraine
Quiche Quiche Lorraine

Everyday I take her out. Yeah!
She runs around, she shouts out and barks. Yeah!
Cause she's a good doggie
She's a sweet, sweet, sweet puppy! Arf Arf
And I know she'll stick by me, Yeah! Arf Arf

Oh no! Here comes a Great Dane
Drivin' down the lane
Quiche, Quiche, Quiche come back here
Don't leave me
I'll go insane.
I'll go insane.

How do you like that?
Has anybody seen a dog dyed dark green
About two inches tall, with a strawberry blond fall;
Sunglasses and a bonnet
and designer jeans with appliques on it?
The dog that brought me so much joy
Left me wallowing in pain
Quiche Lorraine

I'll show her!
Do you see the key in my hand?
I'm gonna throw it in the lake
Yes, you've been so rotten to me,
You take the cake.
I'm just gonna lock the door to your kennel
And just you try and come back to me
Yeah, you'll see.

Quiche Quiche Lorraine you mangy mutt.
Quiche Quiche Lorraine I'm talking about Quiche!
Quiche Quiche Lorraine Quiche Lorraine!

domenica, ottobre 17, 2004

Sorria,

Sorria, sorria, sorria. Nem uma lagriminha no seu rosto. Respira fundo. Não force ela a lembrar que você está triste, deixe de ser egoísta. Um abraço, sim, um abraço. Abraços são bons, que você põe o rosto por cima do ombro e ela não vai perceber se você parar de sorrir. Lógico que você não está achando uma maravilha.
Por isso tem uma festa. Para que todos vocês possam parar de sentir saudades de quem ainda não foi e conseguir ser felizes por ela. Ela precisa que vocês sejam felizes, se não talvez não consiga. Todos tem que entender que vai ficar melhor assim, que a separação não é pra sempre, e que a música está boa. Toque aquela música alegre, DJ, pra que a gente pule e dance e esqueça que tem medo de ser sozinho nessa vida.

mercoledì, ottobre 13, 2004

Alguém não deve

1988
A casa está velha. Dizem que só coisas orgânicas ficam fedidas com o tempo, mas é mentira. Ou vai ver que uma casa é algo orgânico, dessas que se decompõe, morre um pouco a cada dia, que nem gente, iogurte e algas. O teto tá todo esburacado, chove mais lá dentro do que na rua. Marília não pode esperar pra sair dali. É tão longe de tudo, perto do rio. Tem mosquitos demais. Os pais de Marília compraram um apartamento. Novinho, não fede. É tão alto que o vento refresca todos os dias. Fantasia a menina que de tão alto, fica onde a chuva não alcança, no topo do mundo, a não ser que chuva suba. É tão feliz, se livrar desse quintal fedido, desses moleques de periferia que estragam suas brincadeiras, se proteger no alto, no lugar mais alto. Papai nunca quis se mudar, ele gosta de morar em casa, mas compraram o terrenão da frente, vão ter obras...
- Vai ser algo grande, barulhento e movimentado. Se for pra perder o sossego, vamos perder de vez e pelo menos morar perto.
Pra ela, não há perda nenhuma. Sossego é incômodo, coisa de gente velha que já teve muitos dias pra morrer. Marília ainda tem oito anos, e vai ser o máximo. O melhor, morar perto de todos os lugares interessantes.
Uma vez vendida a casa, uma placa enorme, instalam no dia da mudança, dá uma confusão engraçadíssima com o caminhão tentando passar e aqueles homens pendurando a placa, numa rua tão estreita. Gargalhadas. Mas, o que é naquela placa? Aqui, é aqui mesmo seu moço, tem certeza? O maior da américa latina meeeesmo? Praçade alimentação, cinema, fliperama? Lojas de roupas e brinquedos! Pai, des-vende a casa! Vamos ficar aqui, é o melhor lugar no mundo! Não, não quero mais ficar aqui! Você não quer que a gente fique feliz?

Não, não parece que quer.

1993
Tchau. Já vai tarde. E vai bem. Não que a gente não goste de você, mas há de se convir que não estava dando. As menias até já sabem e acreditam nisso. Você também, né? Fala que não, agora, no ato, porque está com medo, mas a gente concordou, querido, que isso ia ser o melhor pra nós quatro. Te chamei de querido sim, claro que eu ainda te amo, mas não daquele jeito, não daquele jeito que basta. Não basta. Era impossível, todo o mundo sabe disso. Boa sorte. Vai ser melhor agora. Vai lá dar um beijo nas garotas.

Porta fecha, o pai vai embora.

- Ah, vai ser tão bom, você vai ficar com Lívia no seu quarto mesmo?
- Pelo menos até ela ser mocinha pra dividir o quarto com você.
- Ai, brigada mãe, eu estou tão feliz! E quando a gente vai visitar o papai?
- Bom querida... hã... na clínica... só aceitam visitas no domingo...
-Clínica? Que clínica? Quer dizer... que quando a gente resolveu o problema dessa família... que todas essas brigas, os acordos...
- Resolveram o nosso problema, Marília, não o dele.
- Que... bosta!

2002
Formatura. Não convidei o papai, é claro. Não convidaria nem se estivesse feliz. Estou, finalmente formada, Marília Pacheco Freitas, advogada formada, profissional competente, pronta pro mundo. Capaz, inteligente, jovem e disposta a aprender. E mais apavorada do que qualquer coisa que eu já tenha visto antes. Uma bosta de um diploma, de uma faculdade, passei reto. Serviu pra nada, e agora, acabaram as desculpas. Nem meu pai posso culpar. Uma mulher adulta não pode ser incompetente e antiprofissional por que sofre de pai ausente. É patético. Eu estava tão confiante. Podem não acreditar, mas alguém fez isso comigo. Me atirou na cara bem hoje que cinco anos na faculdade não significam nada. Alguém não deve gostar que a gente fique feliz. Tinha um palhaço ontem na rua. Ele deu um bicho de balão lindo pra uma menininha, o melhor sorriso que eu já vi. Aí a mãe da menina foi um pouco grossa com ele. Ficou magoado, estava um pouco alto. Estourou o balão, prantos. Ele era esse alguém. Igual ao meu pai. Mesmo quando não está, ele estrga tudo, só de mencionar. Ele não vai me deixar ser feliz.

2004
Velho idiota morreu. Livre, jovem e feliz. Feliz e chorando feito uma abestalhada pelo cadáver. Eu quero ser feliz, quero ser livre, porra! Estou, porque não me alegro. Sempre foi ele, sempre foi, que nunca queria nenhuma alegria na vida de ninguém, que sempre estragava tudo! Não devia haver mais choro sem esse traste! A não ser... a não ser que mais alguém não queira que a gente seja feliz... que tenha outra pessoa sempre achando o lado ruim em tudo o que me acontece. Ah, mas se eu pego a desgraçada.

2005
Marília entendeu e se questionou se isso foi um juraento de suicídio.
Mas isso é futuro.